Gestão Participativa: Uma Alternativa em Crescimento
A gestão participativa eficaz pode garantir uma comunicação fluída entre os gestores e funcionários, além de trazer diversas outras vantagens.
Quando a estrutura do negócio é extremamente rígida, os profissionais se sentem desmotivados e desvalorizados. O resultado disso será perda de eficiência, um aspecto fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização.
Portanto, se você deseja tornar a gestão participativa uma realidade na sua empresa, continue a leitura. No post de hoje nós vamos te contar todos os benefícios desse método e como adotá-lo.
O que é gestão participativa?
A gestão participativa é quando todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, podem expressar suas opiniões com liberdade e dar sugestões de melhorias para o desenvolvimento da empresa.
Essa abordagem valoriza o ponto de vista de todos nos processos administrativos, estratégicos e nas decisões. Ao contrário dos modelos de gestão tradicionais, o participativo trabalha de forma mais aberta e flexível.
Ao contrário do que muitos pensam, nesse método ainda existem os líderes. No entanto, a equipe auxilia o supervisor nas tomadas de decisão e não somente executando ordens.
Quais são as premissas da gestão participativa?
De acordo com o artigo publicado por Maffia et al. (2018) na Revista Brasileira de Gestão e Inovação, a gestão participativa possui 5 premissas fundamentais. Confira cada uma delas abaixo:
1. Propósito e objetivo: O planejamento estratégico e outras informações sobre as metas e objetivos da empresa devem ser articulados e compartilhados para que os funcionários e gerentes estejam alinhados. Isso traz maior responsabilidade e cooperação.
2. Confiança: A confiança na competência e na responsabilidade desempenha um papel fundamental na obtenção da cooperação.
3. Papéis e responsabilidades: As funções e responsabilidades devem ser claras. A compreensão de funções e tarefas proporciona um ambiente de flexibilidade, confiabilidade e maior responsabilidade.
4. Comunicação: A comunicação em um ambiente colaborativo deve ser aberta, multidirecional, objetiva e eficaz.
5. Estrutura de trabalho: Além de estimular a criação de um ambiente mais tolerante e diversificado em termos de características profissionais, a gestão participativa também deve estimular a contribuição e o compartilhamento de ideias entre os funcionários.
Quais as vantagens da gestão participativa?
Ainda, segundo Maffia et al. (2018) existem diversas vantagens de adotar uma política de gestão participativa. Confira a seguir os principais benefícios.
· Maior eficácia na criação e desenvolvimento de soluções: Diferentes perspectivas e conhecimentos fornecem diferentes métodos para criar, desenvolver e avaliar soluções para problemas comuns.
· Aumento do senso de propósito: Os funcionários começam a perceber o valor da cooperação, o que beneficiará todas as partes e toda a organização.
· Aumento da percepção de igualdade: O entendimento da equidade da equipe pode melhorar a comunicação entre os diferentes níveis da estrutura do negócio. Além disso, os colaboradores podem compartilhar suas ideias com maior segurança, contribuindo assim para o desenvolvimento de soluções.
· Acesso a diferentes habilidades e estímulo ao aprendizado: O trabalho em equipe integra diferentes conhecimentos em um projeto, o que facilita a troca de experiências. Um ambiente colaborativo também ajuda a entender como a organização opera em todos os níveis, independentemente do cargo.
· Maior capacidade de adaptação e mudança: Por estimular a participação e a colaboração, se torna mais ágil e habilidoso descobrir oportunidades ou ameaças adaptativas.
· Aprimoramento da comunicação e interação entre os indivíduos por meio da tecnologia: O uso de uma variedade de ferramentas de colaboração para apoiar o trabalho em equipe pode promover a interação e a comunicação entre os funcionários da organização, conseguindo assim uma maior integração dos processos.
· Aumento da produtividade e aprendizado por meio da tecnologia: A tecnologia permite que equipes com objetivos e interesses comuns desenvolvam projetos simultaneamente em diferentes locais, proporcionando um aumento da produtividade coletiva e desenvolvendo habilidades colaborativas.
Além dos benefícios citados pelos autores acima, existem outras vantagens da adoção da política participativa. Veja abaixo:
Visão alinhada
Uma equipe dedicada tem mais chances de se alinhar com os objetivos da empresa e fornecer melhores resultados.
Otimização e economia
Se todos conhecerem os recursos disponíveis e trabalharem para otimizá-los, a produtividade aumentará e os custos diminuirão.
Retenção de talentos
Empresas que aderem a gestão participativa podem notar uma melhora nos índices de turnover. Isso porque quando os funcionários se sentem valorizados e parte do negócio, consideram que não existem motivos para deixá-la.
Como adotar a gestão participativa em sua empresa?
A adoção de uma gestão participativa demanda mudanças significativas. A primeira delas é a descentralização de liderança e dos métodos rigorosos de gerenciamento.
É recomendado também dar autonomia para os colaboradores. Eles devem ter liberdade para tomar decisões simples de acordo com a sua intuição. Por exemplo, permita que eles decidam qual serão os seus horários de intervalo.
Confira um resumo dos pontos básicos para adotar uma gestão participativa:
· Descentralização da liderança;
- Avaliação do perfil da equipe;
- Processos transparentes;
- Liberdade de ideias;
- Autonomia;
- Feedbacks;
- Mensuração de resultados.
Considerações finais
A gestão participativa é uma excelente alternativa para motivar a equipe e construir comprometimento e iniciativa.
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