10 PROFISSÕES DO FUTURO: CONHEÇA AS TENDÊNCIAS

  • 10 PROFISSÕES DO FUTURO: CONHEÇA AS TENDÊNCIAS

“O trabalho vai mudar no futuro, mas não vai sumir”, essas é uma das frases que você deve ouvir há décadas, não é mesmo? Investir em uma profissão "da moda” não é garantia de emprego certo, mas ficar de olho nas tendências, avaliando as oportunidades de mercado para direcionar a sua carreira, é fundamental para o seu sucesso profissional.
O avanço tecnológico foi responsável pela criação de novas profissões; mas também pela extinção de outras como telefonistas, colocando em decadência outras como: Operador de telemarketing, operadora de caixa, contador, vendedor de porta em porta entre outros que poderão ser substituídos por máquinas.
O ponto é que a tecnologia está avançando cada vez mais e elas (máquinas) conseguem desempenhar muitas funções melhores do que os seres humanos.
De acordo com a revista EXAME até 2030 haverá automação de pelo menos dez profissões tradicionais da atualidade por robôs.
Reflexões sobre o futuro das profissões torna-se evidente não só para os jovens que irão escolher suas profissões, mas também para os profissionais já atuando no mercado de trabalho, e também para as empresas e instituições já estabelecidas.
Bem, agora que você conheceu algumas profissões que extinguiram e as que estão ficando obsoletas, continue a leitura que vamos ter ajudar a saber quais são as 10 Profissões do futuro: 

ÁREAS PROFISSIONAIS EM CRESCIMENTO

Fique por dentro primeiro das áreas com as profissões mais promissoras, são elas:
- Sustentabilidade
- Infraestrutura
- Saúde e Qualidade de Vida
- Recursos Humanos
- Marketing e Vendas
- Tecnologia da Informação (TI)
- Direito 
O ideal é observar atentamente estas áreas que apontam para um crescimento futuro. Os profissionais da atualidade podem acompanhar as tendências, avaliar oportunidades no direcionamento da própria carreira e obter o sucesso na profissão, sem ser surpreendido com as mudanças no mercado.
Nas áreas mencionadas acima podem-se encontrar profissões diversas e enumeras especialidades na profissões que serão criadas no futuro. Entre elas estão: 

DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES:

O ramo de desenvolvimento de software cresce e evolui a cada instante. Os profissionais desta área são chamados também de desenvolvedores de sistemas, ficam responsáveis por escrever códigos para construção de aplicações, conhecem lógica de programação, codificam e testam sistemas, nisso aplicam-se as atividades de manutenção dos sistemas e programas já desenvolvidos. 

ANALISTA DE BIG DATA:

Se esse é um conceito ainda estranho para você, é bom se atualizar. O profissional de big data analisa dados para saber o que estão dizendo, precisa ter habilidades com hardware e software para encontrar maneira de analisar e explicar com o objetivo de garantir eficiência e rentabilidade, além de propor expansão dos negócios. A profissão exige uma mistura de interesse, habilidade e curiosidade.

PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL:

O profissional domina habilidades e conhecimentos de diferentes ferramentas de marketing digital: mídia social, web design, redação, vendas, análise de dados e muitas outras. E, claro, não tem medo das novidades. Utiliza inúmeros instrumentos, métodos e métricas, de olho em um público, geralmente, grande. Para ter um bom resultado, precisa desenvolver habilidades essenciais nas áreas como: CRM, CRO, SEO, KPIMídias Sociais, Personas. Esses são alguns dos exemplos, mas a área é bem vasta para se especializar. 

PROFESSOR ONLINE:

Semelhante ao ensino tradicional, o professor online é aquela pessoa que tem um conhecimento específico, mas com a grande diferença das aulas ser online, ou seja, sem estar fisicamente presente em uma sala de aula com seus alunos.  Para isso, depende apenas de ter algo para ensinar e pessoas que queiram saber mais sobre o tema que você tem para passar. 

GESTOR DE ECORRELAÇÕES:

Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. Seu foco é o controle socioambiental e a qualidade de vida. Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções. 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:

É o segmento da área de Tecnologia da Informação (TI) que lida justamente com a integridade física e lógica dessas informações, protegendo-as contra acessos não autorizados, ela impede que dados e informações caiam nas mãos de pessoas não autorizadas, impedem que eles possam ser destruídos sem autorização, roubados ou danificados, mantendo as informações integras e autenticas. 

COACHING:

A carreira de coach é uma das mais promissoras porque permite que o profissional que já tem experiência em alguma área do conhecimento humano possa utilizar sua expertise para atuar num nicho específico. Na pratica isso quer dizer que um líder ou executivo pode usar suas habilidades em liderança para apoiar outros profissionais que desejam desenvolver essas habilidades. 

ENGENHEIRO HOSPITALAR:

Esse profissional auxilia nas tomadas de decisões técnicas e administrativas em todos os níveis dentro do âmbito hospitalar, tem como principal função reunir todas as tecnologias consideradas adequadas na busca por soluções para problemas hospitalares dos mais variados tipos, sempre envolvendo uma quantidade considerável de conhecimentos. Tem atuação decisiva e cada vez mais presente no desenvolvimento de equipamentos hospitalares.

ARQUITETO E ENGENHEIRO 3D:

Um profissional em 3D é um artista multimídia que cria modelos tridimensionais usando o software 3Ds Max e as suas múltiplas ferramentas. Ele também pode criar modelos 3D para cientistas, arquitetos, médicos, engenheiros e muitos outros profissionais. 

GESTOR FINANCEIRO:

Profissional essencial e estratégico para as operações de qualquer empresa, ele que cuida do planejamento das finanças da companhia, gestão da equipe e dos recursos da área financeira. É o responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da sua companhia. Um gestor financeiro tem como responsabilidade analisar demonstrativos contábeis e créditos, faz análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa.
Gostou de saber sobre algumas profissões promissora para o futuro? Quer sabe sobre empreendedorismo. Então acompanhe também aqui 6 hábitos de empreendedores de sucesso no Brasil.