5 CONTROLES BÁSICOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

  • 5 CONTROLES BÁSICOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

As atividades de uma empresa devem ser controladas por monitoramentos diários para manter uma boa administração e planejar os negócios de forma bem definida. A gestão empresarial é fundamental para ter planos eficazes no mundo corporativo.

Grandes empresas possuem esses controles dos negócios bem estabelecidos, mas algumas micro e pequenas empresas deixam de efetuar plenamente a gestão empresarial. Seja por acúmulo de funções do microempresário, que faz o operacional, financeiro e administrativo, ou por falta de controle.

Um estudo do Sebrae mostrou que uma a cada quatro micro e pequenas empresas fecham as portas após dois anos no mercado, portanto uma gestão empresarial efetiva dos negócios é fundamental para garantir sua longevidade.

Utilize a tecnologia ao seu favor e faça o acompanhamento dos dados coletados e gerados pela gestão de informações para a tomada de decisões de sua empresa. Retratar a própria realidade é fundamental nesse processo para entender melhor os negócios e não utilizar apenas informações genéricas do mercado.

Clique aqui e conheça ferramentas gratuitas que facilitam a gestão de sua empresa

Diante da diversidade de informações que uma empresa produz e pode buscar para mapear suas ações, algumas são fundamentais para o gerenciamento dos negócios.

CONHEÇA OS CONTROLES BÁSICOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

– Controle diário de vendas:

Saiba detalhadamente os produtos que entraram e saíram de sua loja para criar um mapeamento de vendas e entender detalhadamente seu estoque. Essa medida pode reduzir a quantidade de produtos encalhados na prateleira ao entender exatamente a rotatividade de cada item em sua empresa.

– Controle de estoque:

Todos os produtos que estão no estoque de sua empresa devem estar listados e mapeados dentro do estoque. O monitoramento deve ser digitalizado para o total controle do estoque e todas as informações dos itens em estoque devem estar disponíveis – validade, quantidade, localização e fabricantes – para reduzir os prejuízos nesta área.

– Análise de Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE):

Um dos instrumentos mais simples para analisar os resultados de uma empresa, o DRE é uma poderosa ferramenta para a gestão empresarial.  Elaborado anualmente por obrigações legais, a análise pode ser realizada mensalmente para análise dos resultados administrativos, gerenciais e financeiros de uma empresa.

– Cadastro de clientes e fornecedores:

É fundamental ter detalhadamente o contato de todos os clientes e fornecedores de uma empresa. É a ação mais básica para uma empresa gerir seus negócios.

– Análise diária do fluxo de caixa:

Quanto de dinheiro entrou e quanto saiu em um dia dentro de sua empresa? Conhecer o fluxo de caixa da sua empresa é fundamental para analisar prejuízos, lucros e realizar um planejamento estratégico para prever os investimentos.