Quais São as Características Mais Comuns às Melhores Empresas de Serviços?

  • Quais São as Características Mais Comuns às Melhores Empresas de Serviços?

O setor de serviços é muito importante na economia brasileira, pois ele é responsável por gerar muitos empregos na sociedade. Por isso, mesmo que as pessoas não percebam, as empresas de serviços estão presentes no dia a dia da população.
Esse setor envolve diferentes ramos de atuação como contabilidade, comunicação, comércio, hospedagens, entre outros.
As melhores empresas de serviços se destacam pela qualidade do serviço prestado ao consumidor, por procurar identificar o problema e desenvolver uma solução adequada.
Preparamos este artigo para ajudá-lo a conhecer as melhores empresas de serviços do mercado e o que as torna tão bem-sucedidas.
Quer saber mais? Então acompanhe o artigo abaixo!

O que são empresas de serviços?

O setor de serviço é composto por empresas que executam atividades contratadas por pessoa jurídica ou física.
Desse modo, o lucro dessas organizações está relacionado a prestar alguma atividade e receber a remuneração por ela, sem que haja a venda ou a fabricação de algum produto.
A lei federal nº 8.078/1990 define serviço como:

Art 3º - § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

No Brasil, este setor é responsável por 60% das vagas de emprego e por, aproximadamente, 30% do PIB brasileiro.
Vamos ver exemplos das áreas que os prestadores de serviço podem atuar:
  • Contabilidade;
  • Limpeza e dedetização;
  • Odontologia;
  • Beleza e bem-estar;
  • Fotografia;
  • Transporte;
  • Jornalismo e muitos outros.
 

Quais as características de qualidade presentes entre as melhores empresas de serviços?

A qualidade na prestação de serviços está relacionada à satisfação das necessidades do cliente e a solução de determinado problema que o consumidor esteja enfrentando.
Porém, cada consumidor possui uma expectativa diferente em relação ao serviço. Por isso, um serviço padrão pode atender a necessidade de um cliente, porém deixar a desejar para outro.
Desse modo, se torna bem difícil medir a qualidade de um serviço. Porém, as melhores empresas de serviços possuem algumas características para manter a qualidade. Veja quais são:
 

1 - Prezam por um atendimento de qualidade

As melhores empresas de serviço presentes no mercado, são aquelas que prezam por um atendimento de qualidade aos clientes.
Por isso, é importante que a equipe de vendas esteja treinada para prestar um bom serviço e entender as necessidades do consumidor.
Dessa forma, é possível oferecer o serviço correto para a solução do problema.
 

2 - Cumprem os prazos

Além disso, outra característica importante para ser uma das melhores empresas de serviços, é atender os prazos que são informados aos clientes.
É importante que as entregas sejam feitas nas datas combinadas, porém, uma entrega antecipada pode gerar ainda mais satisfação.
 

3 - Dão atenção ao pós-vendas

Através das informações recebidas pelo pós-vendas, a organização consegue saber qual a experiência que o cliente teve com o serviço adquirido, se ele utilizou da forma correta e se atendeu as expectativas dele.
Por isso, se a empresa identificar alguma frustração por parte do cliente, ela possui tempo hábil para corrigir esses erros.
Além disso, se a experiência do cliente for satisfatória, a empresa identifica o que está agradando os consumidores e continua executando essas ações.
 

4 - Definem metas e KPI's

Se uma empresa deseja ser uma das melhores empresas de serviço, ela precisa definir metas que direcionam suas ações para atingir determinados objetivos.
Além disso, ter indicadores de performance, são essenciais para medir a qualidade dos serviços que estão sendo prestados.
Veja os exemplos da KPI’s que as empresas de serviço podem adotar:
  • Número de cancelamentos de contratos;
  • Feedbacks nas redes sociais;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Volume de vendas;
  • Volume de reclamações no pós-vendas;
  • Número de serviços atrasados.

Através desses dados, a empresa consegue medir a satisfação dos clientes e saber se precisa fazer alguns ajustes ou se ela está conseguindo conquistar os consumidores.
 

Quais são as melhores empresas de serviços do Brasil?

Como vimos, as empresas de serviço podem atuar em diferentes nichos de mercado. Seja em hospedagem, restaurantes, academia, salão de beleza etc.
Confira a seguir uma lista com 10 das melhores empresas de serviços presentes no Brasil:
  1. IMB Brasil;
  2. Atento Brasil;
  3. HP Brasil;
  4. Oracle;
  5. Stefanini IT Solutions;
  6. SAP Brasil;
  7. TOTVS;
  8. Dell Computers;
  9. Siemens;
  10. Accenture.
 

Passos para construir uma empresa de serviço

Ter uma empresa de serviço é algo que pode gerar grandes retornos financeiros para o empresário. Visto que, esse setor está voltando a se aquecer no mercado.
Além disso, é importante formalizar a empresa para que esta não tenha problemas com os órgãos fiscalizadores.
Portanto, ao abrir uma empresa de serviço é preciso fazer isso da forma correta. Por isso, vamos entender quais os passos para abrir uma empresa de serviço.
 

1 - Defina o nicho

Um dos primeiros passos para abrir uma empresa de serviço é definir o segmento de atuação.
Para isso, o empreendedor deve entender:

 
Para definir o nicho de atuação, é importante também se perguntar se o serviço vai resolver a dor do consumidor (se vai ser realmente útil para as pessoas) e se ele possui diferencial dos concorrentes que já estão atuando no mercado.

Após isso, é preciso avaliar as tendências do mercado e saber se o nicho escolhido é algo que vai gerar retornos financeiros.
 

2 - Desenvolva um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para os empresários que desejam ter sucesso, pois essa ferramenta vai definir a viabilidade da organização.

Nele, os empresários devem definir:


Ao longo do caminho, os gestores podem recorrer ao plano de negócio para auxiliar na tomada de decisão e tornar os processos mais simples.
 

3 - Defina a natureza jurídica da prestação de serviços

Escolher a natureza da empresa é definir de qual “tipo” ela será. Os principais tipos de empresa para os autônomos prestadores de serviços são:
 
Essa escolha depende das necessidades da empresa, se haverá sócios ou não, número de funcionários registrados e volume do faturamento anual.
Todas essas informações são essenciais para determinar a natureza e a estrutura jurídica da empresa. Nesse momento, contar com uma consultoria especializada pode ser a melhor opção.
 

4 - Faça o registro na junta comercial e tire o CNPJ

Antes de iniciar a prestação de serviço, é necessário registrar a empresa na junta comercial ou no cartório de registro de pessoa jurídica.
Além disso, também é necessário tirar o CNPJ na receita federal, por meio da definição de quais atividades a empresa vai prestar.
O CNPJ é um dos documentos mais importantes das empresas e é ele que garante que a organização já possa iniciar suas atividades.
 

5 - Elabore o contrato social

O contrato social é o documento que regulariza a constituição de uma sociedade empresária. Basicamente, a empresa só existe se houver tal documento.
No contrato é preciso constar informações sobre:
  • Regras de funcionamento da sociedade;
  • Direitos e deveres de cada sócio.

Assim, é recomendado que empresas de todos os portes elaborem o contrato social.
Esta etapa deve ser realizada para regular a empresa e o contrato deve ser elaborado por advogados especializados e logo no início da constituição.
 

6 - Alvará de funcionamento

O último passo para abrir uma empresa de serviço é solicitar à prefeitura um alvará de funcionamento.
Esse documento autoriza as empresas a exercerem suas atividades em determinados locais de acordo com as normas da região.
Para solicitar o alvará, a empresa já deve ter o número do CNPJ, contrato social e, em alguns casos, pode ser solicitado os laudos de vistoria.
Após solicitar o alvará, a empresa recebe a inscrição municipal e poderá iniciar suas atividades.
 

Considerações finais

Como foi possível perceber, as empresas de serviços são muito importantes para a atividade econômica do Brasil. Elas são responsáveis por movimentar o mercado, gerar empregos e muito mais.
Durante a pandemia da COVID-19, muitas empresas de serviço precisaram fechar as portas ou reinventar seu modelo de negócio. Porém, esse cenário tem mudado e elas estão voltando a se restabelecer.

Agora que você conhece mais sobre as características das melhores empresas de serviços, confira os principais desafios enfrentados por elas: clique aqui!