TIPOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇO: ENTENDA TUDO SOBRE

  • TIPOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇO: ENTENDA TUDO SOBRE

A terceirização tem recebido muita atenção como forma de reduzir custos e melhorar a execução das atividades empresariais.
O processo de terceirização funciona transferindo determinadas atividades para outra empresa que pode prestar o serviço com menor custo, maior qualidade ou ambos.
Acontece que há diferentes tipos de terceirização de serviço e cada um promove vantagens diferentes. Quer conhecer quais são eles? Então acompanhe o post abaixo!
 
 

O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?

Compreende como terceirização a contratação de uma empresa prestadora de serviço para realizar determinada atividade ou processo para a empresa contratante.
Nesse processo o vínculo empregatício é entre a empresa prestadora de serviço e o trabalhador, essa empresa que será responsável por garantir os direitos trabalhistas. O prestador de serviço, apenas ficará “alocado” no cliente para a execução das suas atividades.
A terceirização ocorre, principalmente, com atividades que não fazem parte do escopo da empresa, como por exemplo, limpeza e segurança. Mas há também a possibilidade de terceirizar a atividade-fim, de acordo com a Lei 13.429/2017.
 
 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇO?

Dentro de uma organização, existem muitos tipos de terceirização de serviços.
Ao optar por terceirizar certas atividades, a empresa ganha mais agilidade para os processos e redução de custos. Os recursos passam a ser utilizados em setores mais importantes, o que proporciona vantagens competitivas no mercado.
Vamos listar alguns dos serviços que, frequentemente, são terceirizados:
 
  • Limpeza: Muitas empresas optam por terceirizar esse serviço, em que a empresa terceira fica responsável pela limpeza e pelo estoque dos produtos utilizados;
  • Segurança: Esse é um dos tipos de terceirização mais comuns, pois os profissionais terceirizados costumam ser mais qualificados para a execução dessa atividade específica;
  • Serviços administrativos: Algumas empresas escolhem terceirizar alguns serviços administrativos como contabilidade, jurídico e recepção;
  • Manutenção e instalação: Esse serviço inclui montagem, desmontagem, instalação de equipamentos e manutenção;
  • Recursos humanos: É comum a contratação de empresas prestadoras de serviços para realizar o recrutamento e seleção dos colaboradores.


Sempre antes de terceirizar algum serviço, certifique-se de que a empresa esteja seguindo as leis, faça uma análise com as opções que prestam o serviço necessário e confira se estão aptas para executar determinado serviço.
É essencial realizar um contrato para firmar essa parceria e caso tenha alguma dúvida sempre procure o setor jurídico para poder te auxiliar.
 
 

O QUE DIZ A LEI SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS?

Antigamente as empresas poderiam terceirizar apenas serviços que faziam parte da atividade-meio, ou seja, que não faziam parte do seu escopo principal (limpeza, segurança).
No entanto, em 2017 foi sancionada a lei n° 13.429/2017 que ficou conhecida como a “lei da terceirização” ela trouxe mudanças significativas para o mercado. A principal delas é a permissão para as empresas terceirizarem as atividades-fim do seu negócio.
Portanto, as empresas podem contratar prestadoras de serviços para executar qualquer atividade que seja necessária.
 
 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇO E TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES?

Para realizar a terceirização de forma eficiente, é necessário que os gestores façam uma análise do mercado e veja as necessidades da empresa. Para isso, ele precisa saber também quais as diferenças entre terceirização de serviço e de atividades.
 
  • Terceirização de serviço: Quando a empresa terceiriza um serviço, ela está contratando um “pacote completo”, ou seja, a prestadora fica responsável pela execução completa do início ao fim. Está incluso a mão-de-obra, a execução das atividades e os equipamentos e insumos que serão necessários. Dessa forma, a empresa contratante não tem ação na execução e a terceirizada pode realizar o serviço utilizando métodos próprios.
  • Terceirização mão-de-obra (atividade): Aqui, a prestadora fica responsável por fornecer apenas a mão-de-obra especializada que a empresa precisa para executar o serviço, devendo este ser orientado e fiscalizado pela contratante.
Identifique qual a necessidade da sua empresa e veja qual tipos de terceirização irá te atender melhor.
 
 

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: COMO FUNCIONA?

O gestor deve avaliar qual o melhor modelo de terceirização, tendo em vista o objetivo da empresa.
Para isso, vamos listar pontos importantes que devem ser levados em consideração para decidir se você deve ou não terceirizar algum serviço. São eles:
 

1 - AVALIE O SEU NEGÓCIO

O primeiro passo é identificar qual o objetivo da sua empresa e ver como a terceirização poderá auxiliar. Para essa análise é importante identificar:
  • Quais os resultados esperados;
  • Quais as atividades e setores podem ser terceirizados;
  • Verificar se a empresa está pronta para receber essa mão-de-obra nova.
 

2 - PESQUISE EMPRESAS TERCEIRIZADAS

Identifique no mercado, empresas que prestem o serviço que você necessita com qualidade. Pode ser interessante conversar com outros gestores que adotaram o modelo de terceirização e ver a opinião deles sobre essa empresa.
Pesquise a reputação da empresa no mercado e suas avaliações. Veja se ela não possui problemas jurídicos e faça uma análise do preço praticado para ver se está de acordo com as ofertas do mercado.
E não feche com a primeira empresa que você encontrar, é importante ter opções para comparar e escolher a que melhor se adequar ao seu modelo de negócio.
 

3 - ALINHE OS OBJETIVOS

Após escolher a empresa que irá cuidar dos seus serviços, é importante alinhar quais são os objetivos a serem alcançados.
Deixe claro à empresa terceirizada quais os setores ela deverá cuidar, qual o perfil do profissional necessário, assim ela poderá entregar resultados adequados à sua necessidade.
 

4 - ELABORE UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Esse é o ponto mais importante nessa relação de trabalho. O contrato é onde ficará estabelecido as funções e obrigações da empresa terceirizada, tempo de contrato, multa em caso de quebra do contrato e outras informações importantes.
Todos os fatores jurídicos devem estar apresentados para que nenhuma das partes seja prejudicada e para que as regras sejam cumpridas.
 

5 - MONITORE

É importante monitorar a terceirização dos serviços, para se certificar de que o trabalho está sendo executado conforme determinado.
No início, faça reuniões periódicas para expor o que foi observado e se há pontos de melhora.
Seguindo essas diretrizes, a sua experiência com a prestadora de serviço poderá ser muito segura e tranquila.
 
 

COOPERATIVA DE TRABALHO É UM TIPO DE TERCEIRIZAÇÃO?

Para definir se uma cooperativa é um dos tipos de terceirização serviços, vamos primeiro entender o que é uma cooperativa.
Uma cooperativa é uma sociedade em que os trabalhadores se unem voluntariamente com um objetivo profissional em comum. Entretanto, esse objetivo não está atrelado ao lucro, portanto o faturamento é dividido para os associados e são eles que gerem a organização.
Qualquer pessoa pode fazer parte de uma cooperativa e a gestão dessa organização é democrática, todos possuem votos na construção de políticas internas.
As cooperativas se preocupam com a educação e desenvolvimento dos seus sócios, bem como a sociedade em que ela está inserida.
Os sócios prestam serviços especializados para outras empresas, porém não há vínculo empregatício entre as partes.
Apesar da cooperativa se assemelhar à terceirização, em alguns aspectos, elas não são a mesma coisa.
As empresas que desejam terceirizar seus serviços, podem contratar uma cooperativa. E como não tem vínculo empregatício em nenhuma das relações, é mais vantajoso financeiramente, já que não há verbas trabalhistas ou rescisórias envolvidas.
 
 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO?

A terceirização, assim como qualquer modelo de negócio, possui vantagens e desvantagens. Por isso, vamos listar alguns desses pontos para te auxiliar na sua escolha.
 

VANTAGENS

  • Foco: Ao terceirizar as atividades que não são principais para a empresa, o seu foco fica livre para olhar para as demandas mais importantes. Isso permite direcionar esforços para aquilo que vai gerar mais valor, sem "se preocupar" com outras demandas de menor importância.
  • Redução de custos: A redução de custos se dá por meio de economia na folha de pagamento, treinamento de funcionários, verbas rescisórias, eventuais processos trabalhistas, equipamentos, uniformes e outros itens utilizados na execução do serviço.
  • Produtividade: Com mais tempo livre para focar no core business, a produtividade e, consequentemente, os lucros aumentam.

DESVANTAGENS:

  • Dificuldade para encontrar boas empresas: Algumas atividades não possuem tantas empresas prestando serviços no mercado, portanto essa busca pode ser mais difícil.
  • Problemas com as leis trabalhistas: Existem empresas terceiras que não cumprem as leis trabalhistas corretamente, por isso, se você não pesquisar essa empresa com muito cuidado, pode ter problemas judiciais futuramente.
  • Qualidade do serviço: Um problema muito comum é contratar empresas que não prestam um serviço de qualidade. Por isso, é sempre importante pesquisar sobre a empresa e verificar se ela está apta para executar esse serviço. E caso necessário pode instituir um plano de treinamento para nivelar a equipe terceirizada.
 
O processo de terceirização deve ser feito pela empresa com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do negócio. É importante que a contratante tenha a sua autonomia, que ela delegue as atividades para a empresa terceirizada e que esta cumpra de acordo com as normas estabelecidas em contrato.
Todo esse processo trará algumas vantagens e desvantagens para a empresa, como visto acima. Por isso, é importante que os gestores analisem todos os pontos apresentados e verifiquem se essa é uma opção viável para o seu modelo de negócio.
Se você gostou desta postagem, acompanhe o nosso blog para mais artigos como esse.
 
Conheça mais sobre como funciona uma cooperativa de trabalho: clique aqui!