Áreas de Prestação de Serviços: Quais Estão em Alta?

  • Áreas de Prestação de Serviços: Quais Estão em Alta?

As áreas de prestação de serviços são uma das mais procuradas por quem está em busca de uma nova carreira ou uma forma de complementação de renda. 
Com o avanço da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, ser um prestador de serviços pode ser uma das mais promissoras maneiras de inserção no mercado de trabalho. 
O setor de prestação de serviços tem muitos desafios – é verdade! – mas segue liderando no que diz respeito às oportunidades. 
Mas com tantas opções e áreas disponíveis, pode ser difícil saber qual delas escolher, concorda? 
Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas que podem ser excelentes para o seu negócio. Então, prepare-se para descobrir as possibilidades de prestação de serviço que podem fazer toda a diferença na sua vida profissional. 

Quais são as áreas de prestação de serviços mais procuradas? 

Segundo dados do IBGE publicados pela Agência Brasil, o setor de prestação de serviços cresceu 8,3% em 2022 e atingiu recorde. 
Hoje, o segmento de serviços é um dos que mais crescem no Brasil. 
Por isso, preparamos uma lista com 9 áreas de prestação de serviços que estão em destaque: 

1. Tecnologia da Informação 

Há uma grande busca por prestadores de serviços que atuam na área de tecnologia da informação, por conta da transformação digital que vivemos e a necessidade de inovação tecnológica nas empresas. 
A demanda maior é por profissionais que possam desenvolver aplicativos, manipular inteligência artificial, gerenciar redes de computadores, solucionar problemas técnicos, entre outros. 

2. Marketing Digital 

Com a popularização da internet e a explosão da era digital, essa se tornou uma das áreas mais importantes nas empresas. 
O prestador de serviço pode ser um criador de conteúdo digital, um gestor de mídias sociais, um gestor de tráfego pago, um copywriter, etc. 

3. Serviços de Saúde 

A área da saúde é uma das mais estáveis do mercado brasileiro. Há uma grande variedade de serviços que podem ser ofertados nessa área. 
O prestador de serviço da saúde tem muitas possibilidades tanto para trabalhar com cuidados médicos como para procedimentos estéticos, por exemplo. 

4. Serviços Financeiros 

O setor de finanças e investimentos sempre oferece grandes oportunidades. 
O profissional que deseja trabalhar oferecendo serviços financeiros deve possuir conhecimentos técnicos e ser habilidoso com números. 
Quem pretende ser prestador de serviço pode oferecer gestão de investimentos, planejamento financeiro, etc. 

5. Serviços de Beleza e Estética 

Como escreveu o filósofo britânico Roger Scruton, a beleza é uma necessidade humana. E por ser uma necessidade, o aumento da preocupação com a aparência, a área de beleza e estética está sempre em alta. 
Há inúmeras possibilidades para o prestador de serviço nesta área, como manicure, depilação, massoterapia, tratamentos estéticos, entre outros. 

6. Consultoria Empresarial 

A procura por profissionais que prestam serviço de consultoria empresarial tem crescido bastante. 
O especialista mais requisitado é aquele que possui as habilidades e conhecimentos técnicos que ajudem na identificação de oportunidades de melhorias para as organizações e que auxiliem a aumentar a eficiência dos processos internos. 

7. Design Gráfico 

É uma área que reúne criatividade e habilidades técnicas. 
Com a demanda crescente por materiais de comunicação visual, como logotipos, anúncios, materiais de marketing digital, websites, vídeos, etc. 
Essa é uma área promissora para quem é criativo e gosta de inovação. 

8. Serviços para residências 

Os profissionais que ofertam trabalhos voltados para os lares são prestadores de serviço muito procurados. 
Com a pandemia, as pessoas foram forçadas a olhar com mais carinho para suas casas e para as necessidades da família. Por este motivo, prestadores de serviço como pedreiros, diaristas, pintores, carretos, continuam sendo buscados. 

9. Serviços para pets 

Serviços relacionados a cuidados com os pets também estão em alta. 
A verdade é que os brasileiros têm uma relação de carinho com os animais de estimação e por isso, estão sempre dispostos a escolher os melhores profissionais para tratar desses bichinhos que fazem parte da família. 
De acordo com o Instituto Pet Brasil, IPB, a expectativa do mercado era de um crescimento de 22% em 2022, com base no desempenho do mercado pet dos anos anteriores. 
Dentre as principais ocupações estão adestradores, pet sitter, banho e tosa e hospedagem. 
Essas áreas oferecem uma gama de oportunidades para quem deseja trabalhar por conta própria ou ainda para quem deseja prestar serviço para uma terceirizada. 
Escolha a área que mais se encaixa em seu perfil profissional, adquira as habilidades necessárias e comece a investir na sua carreira agora mesmo! 

Quais são as bases para uma empresa de prestação de serviços de sucesso? 

As habilidades técnicas do prestador de serviços são tão importantes quanto o domínio das bases fundamentais para ter um negócio de sucesso. 
Por isso, elaboramos uma lista com 5 principais iniciativas que você precisa tomar se deseja ser uma referência na sua área: 

1. Conhecimento do mercado: 

É fundamental fazer uma análise prévia do mercado antes de iniciar qualquer negócio. 
Esse conhecimento proporciona uma tomada de decisões mais acertadas e estratégias que vão diferenciar e destacar a sua empresa da concorrência. 
É primordial entender as tendências do mercado, identificar as oportunidades de negócio e criar soluções adequadas e inovadoras para atender as demandas dos consumidores. 
Para isso, sugerimos atualizações constantes sobre o segmento, pesquisa de mercado, de concorrência e de persona, participações em fóruns, eventos e feiras do setor, trocas de experiências com outros profissionais da área. 

2. Plano de Negócios: 

Um plano de negócios bem elaborado vai orientar as decisões e garantir o sucesso a longo prazo da empresa. 
Ele deve incluir informações a respeito da definição do público-alvo, análise de mercado, estratégias de marketing a serem aplicadas, as fontes de receita, os custos, as projeções financeiras, valores, etc. 
Esse documento deve ter atualização periódica, sempre seguindo as mudanças do mercado e da empresa. 

3. Investimento em tecnologia: 

A tecnologia ajudará a otimizar processos, reduzir custos, bem como auxiliará a empresa a oferecer um serviço de melhor qualidade ao cliente. 
É necessário o investimento em softwares e demais ferramentas específicas para a área de atuação, como sistema de gestão de projetos, plataformas de atendimento ao cliente, entre outras. 

4. Equipe competente: 

Se você pretende ter uma empresa de sucesso, precisa contar com uma equipe de profissionais competentes e comprometidos. “Vestir a camisa” da empresa é primordial para garantir um atendimento de qualidade e satisfação dos clientes. 
Selecione cuidadosamente os profissionais, considerando suas experiências, valores e habilidades técnicas que suprem as necessidades da sua organização. 
Invista em capacitações e treinamentos para manter a equipe engajada e atualizada. 

5. Relacionamento com o cliente: 

Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para a reputação da sua empresa. 
É importante estar atento às necessidades do consumidor, oferecer um atendimento personalizado, solucionar problemas com agilidade e eficiência, tentando sempre superar as expectativas do cliente
Investir em ações de fidelização, como programas de recompensas, indicações, descontos especiais para os consumidores mais antigos, etc., são algumas maneiras de estreitar os laços com os clientes. 
Seguindo essas bases é possível ser reconhecido no mercado, oferecer um serviço de qualidade e conquistar a confiança do seu público. 
E lembre-se sempre que o cuidado com o cliente é pilar fundamental para o sucesso de uma empresa prestadora de serviços. 

A importância dos profissionais nas empresas das áreas de prestação de serviços 

Com a demanda crescente por serviços inovadores e personalizados, esse setor demonstra ser uma ótima opção para quem busca se destacar em um mundo corporativo cada vez mais exigente e competitivo. 
Os profissionais são o principal ativo de uma empresa prestadora de serviço, eles devem garantir a qualidade do serviço oferecido, podem atuar auxiliando no desenvolvimento dos projetos, gerenciando equipes, etc. 
Por conta disso, é primordial contar com uma equipe motivada e competente que esteja alinhada com a visão, a missão e os valores do seu negócio. 
Além das habilidades específicas e conhecimentos técnicos, o colaborador que se destaca deve ter atitude proativa, comprometimento com qualidade, empatia com os clientes e buscar constantemente o aperfeiçoamento. 

As vantagens de investir na área de prestação de serviços 

Pontuamos aqui as principais vantagens de investir nas áreas de prestação de serviços: 
· Flexibilidade de horários; 
· Possibilidade de trabalhar como autônomo; 
· Gerenciamento do próprio negócio; 
· Possibilidade de escolher os projetos; 
· Oportunidade de ser um empreendedor 

Investir na contratação de prestadores de serviços também traz vantagens para as empresas 

As empresas têm a possibilidade de oferecer soluções personalizadas para cada cliente, garantindo a fidelização e a satisfação do consumidor. Além disso, a adequação às necessidades de cada cliente, faz com que as organizações se destaquem no mercado que está cada vez mais competitivo. 
 

Considerações finais 

Vivemos em um mundo cada vez mais movimentado e conectado, por conta disso, há uma ampla gama de opções para quem deseja se aventurar como prestador de serviço. 
No entanto, embora existam muitas oportunidades, é válido destacar que na hora de escolher uma área de atuação, você não deve escolher apenas um segmento que esteja em ascensão, mas sim, seguir um passo-a-passo que faça seu negócio se destacar e ter sucesso. 
Inclusive, você sabia que as empresas de serviços mais admiradas do Brasil possuem características em comum? Descubra quais são!