Terceirização de Serviços Administrativos: Quais São as Vantagens?

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O que é terceirização de serviços administrativos?


As atividades oferecidas pela contratada incluem desde o serviço de portaria até a contabilidade da organização, passando por atendimento de chamadas telefônicas, controle de ponto etc.

A terceirização, também chamada de outsourcing (termo em inglês), é a contratação de prestadores de serviços ou profissionais autônomos para realização de demandas específicas.

Ela tornou-se uma alternativa para os empresários que procuram uma solução com as atividades que a equipe interna não dá conta de atender.


Foi através da Lei 13.429/2017 que esse modelo ganhou força.

A chamada Lei da Terceirização transformou as relações laborais no Brasil, regulando o trabalho terceirizado e permitindo que as empresas contratassem prestadores de serviços independentemente da atividade exercida.

A empresa contratada para a prestação do serviço trabalhará nos bastidores, fornecendo o suporte essencial para manter a sua empresa funcionando e os seus negócios no caminho certo.

A terceirizada possui toda a expertise e é a responsável por treinar e capacitar seus profissionais para realizarem as atividades administrativas e organizacionais necessárias para a sua empresa.

Além disso, esse é um modelo bastante vantajoso, tendo em vista a redução dos custos da empresa com seleção, contratação, bem como com encargos trabalhistas.
 

Quais são as vantagens da terceirização dos serviços administrativos?


Listamos 3 vantagens da terceirização dos serviços administrativos:

Mão de obra qualificada.

O profissional terceirizado é especialista no que foi contratado. Com isso, sua empresa sempre disporá de alguém com experiência e qualificado para prestação do serviço.

Equipe focada na atividade principal.

Os colaboradores da sua equipe poderão se dedicar ao objetivo principal da empresa, empenhando tempo para se dedicar às próprias missões.

O profissional tende a se aprimorar, desenvolver habilidades ligadas à sua especialização e alcançar maior desempenho e eficiência na prestação do serviço principal da organização. Enquanto isso, os terceirizados tratarão dos assuntos administrativos.

Custos reduzidos com processos judiciais e encargos trabalhistas.

A empresa prestadora de serviços é responsável pelos custos referentes às despesas trabalhistas, desobrigando a contratante desses gastos financeiros.

Como as cooperativas de trabalho podem ser uma parceira para a contratação de serviços administrativos?

A cooperativa é um modelo no qual os indivíduos se associam, se unem para realizar atividades em comum.

O seu funcionamento beneficia os associados, chamados de sócios cooperados.

O cooperado não possui vínculo empregatício com as cooperativas nem mesmo com os tomadores de serviços dela. Sendo assim, o contratante se isenta dos benefícios e encargos trabalhistas.

A Lei 12.690/2012, dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho.

De acordo com ela, as cooperativas de trabalho são constituídas por trabalhadores que exercem atividades de interesse comum, com autonomia e autogestão. São sociedades compostas por profissionais que se unem para alcançarem melhores condições de trabalho.

A legislação vigente permite a terceirização dos serviços administrativos através das cooperativas de trabalho.

A relação entre a empresa contratante e as cooperativas é estabelecida por contrato de prestação de serviços. Neste contrato, são acordadas cláusulas sobre a quantidade, preço, duração e pagamento da demanda contratada.

É importante que a tomadora de serviço esteja atenta quanto à legitimidade das cooperativas e cumprimento das determinações legais, bem como quanto à qualificação dos seus gestores.
 

Considerações finais

Diante dos benefícios acima indicados, a contratação das cooperativas de trabalho para realizarem os serviços administrativos é uma excelente opção para o seu negócio.

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